Já ouvi diversas histórias de homens e mulheres que foram casados com alguém do sexo oposto por anos, têm filhos e depois se descobrem bissexuais – ou até homossexuais. A questão é que não existe idade certa para começar a se atrair por alguém do mesmo sexo.

Alfred Kinsey, um dos maiores estudiosos no assunto, fundador do Instituto de Pesquisa sobre Sexo, influenciou por meio de suas pesquisas os valores sociais e culturais dos Estados Unidos na década de 1960.

Ele criou uma teoria, batizada de “Escala de Kinsey”, para descrever o comportamento sexual das pessoas ao longo da vida. Dependendo do período da sua vida, você pode mudar de nível nessa escala.

Em um de seus estudos, ele apontou que 11,6% dos homens norte-americanos entre 20 e 35 anos eram bissexuais. E ainda: 10% dos homens eram exclusivamente homossexuais durante pelo menos três anos de suas vidas entre 16 e 55 anos. No caso das mulheres, 7% das solteiras entre 20 e 34 anos e 4% das casadas entre 20 e 35 anos eram bissexuais.

Se você se autodenomina heterossexual hoje, a sua classificação pode mudar daqui uns anos. Aos 25 anos eu sai do nível zero para o nível três da tabela.

Aconteceu alguma mudança com você também?

0 Exclusivamente heterossexual
1 Predominantemente heterossexual, apenas eventualmente homossexual
2 Predominantemente heterossexual, embora homossexual com frequência
3 Bissexual
4 Predominantemente homossexual, embora heterossexual com frequência
5 Predominantemente homossexual, apenas eventualmente heterossexual
6 Exclusivamente homossexual
X Assexuado